Congresso - Comité Central - Bureau Político - Comissão P. - CNVC - Secretariado

 

Presidente do PAIGC


O Presidente do PAIGC é o órgão representativo máximo do Partido, que coordena e assegura a sua orientação permanente, velando pelo seu funcionamento harmonioso e pela aplicação das deliberações dos seus órgãos nacionais. O Presidente do PAIGC é o Líder do Partido.

O Presidente representa, superiormente, o PAIGC perante os órgãos do Estado, partidos políticos e outras instituições, nacionais e estrangeiras. Ele apresenta a posição oficial do PAIGC sobre matérias da competência do Comité Central e do Bureau Político.

O Presidente do PAIGC é o cabeça de lista do Partido às eleições legislativas e Primeiro Ministro em caso de vitória eleitoral.

Enquanto cabeça de lista, compete-lhe dirigir a campanha eleitoral do PAIGC nas eleições legislativas e é politicamente responsável pelos resultados da mesma perante os órgãos superiores do Partido.

O Presidente do PAIGC pode delegar parte das suas competências em qualquer dos Vice-Presidentes do Partido.

No exercício das suas funções, o Presidente do Partido é coadjuvado por quatro Vice-Presidentes, eleitos pelo Congresso, sob sua proposta.

O Presidente do PAIGC é substituído, nas suas faltas, ausências,  impedimentos e em caso de suspensão de mandato, pelos Vice-Presidentes, por ordem de precedência.

Em caso de perda de mandato, o 1º Vice-Presidente assegurará a presidência interina do Partido, até à realização do próximo Congresso.

O Presidente do PAIGC é eleito no Congresso, mediante apresentação de candidatura. São considerados candidatos ao cargo de Presidente do PAIGC os primeiros subscritores de Moções de Estratégia a apresentar ao Congresso.

O Presidente é o Líder do Partido, desde o IV Congresso do PAIGC realizado em Outubro de 1986. Da sua fundação a esse Congresso, o Líder do Partido era o Secretário Geral.

Desde a sua fundação em 1956, o PAIGC já teve 5 Líderes, a saber:

  Amilcar Lopes Cabral - Fundador e primeiro Secretário Geral do PAIGC.

   Aristides Pereira - Secretário Geral eleito no II Congresso, em Julho de 1973. Foi reeleito no III Congresso, em Novembro de 1977.

João Bernardo Vieira - Secretário Geral eleito no I Congresso Extraordinário, em Novembro de 1981. Presidente do Partido eleito no IV Congresso, em Outubro de 1986.

Francisco Benante - Presidente eleito no III Congresso Extraordinário, em Setembro de 1999.

Carlos Gomes Júnior - Actual Presidente eleito no IV Congresso Extraordinário, em Fevereiro de 2002. 


Congresso - Comité Central - Bureau Político - Comissão P. - CNVC - Secretariado